Xadrez no Imbituba Games, Portinho (11 e 12 de fev de 2012)

Ao centro, com troféu, Osnir J. Mello Basílio, 1º lugar
Da esquerda para direita,
Bruna A. F. Franco, 7º lugar
Vitor Diego, 4º lugar
Reinaldo Basílio, 3º lugar
Manoel O. M. Jr. Sobrinho, 2º lugar
Guilherme Hepp, 8º lugar
João G. M. do Nascimento, 6º lugar
Bruno Gonsalves de Souza, 9º lugar

No último final de semana dos dias 11 e 12 de fevereiro, o xadrez participou da última etapa do "Imbituba Games" (festival de praia que foi realizado nas praias imbitubenses aos finais de semana). A AIMAX (Associação Imbitubense Amigos do Xadrez), em parceria com a DME (Diretoria Municipal de Esportes), participou com 2 eventos diferentes:
WorkShop, que aconteceu no sábado e Campeonato de Xadrez Rápido, que aconteceu no domingo.

No WorkShop foi apresentado o xadrez para os participantes do evento "Imbituba Games", que compareceram no espaço destinado a este fim. Nele foi ensinado o básico do jogo com atendimento individual em cada mesa. Também nesse dia, conhecedores do esporte apareceram para jogar. Para o espaço, a PMI (Prefeitura Municipal de Imbituba) disponibilizou mesas e cadeiras, e a AIMAX forneceu os materiais de xadrez (tabuleiros, jogos de peças e relógios). Também o restaurante Paraiso colaborou com alguns materiais.

No dia seguinte foi realizado o Campeonato de Xadrez Rápido que teve início, aproximadamente, às 14:45h, contou com 9 participantes e 5 rodadas de 15 min valendo premiação (troféu para o 1º e medalhas do 2º ao 9º lugar) e rating municipal.


Abaixo segue a classificação e a cross table.


TABELA DE COLOCAÇÃO
COLOCAÇÃO...JOGADOR____________________CRITÉRIOS DE DESEMPATE _____________________RATING__PONTOS___M-Buch__Buch__Progr.
_____________________LOCAL

1º....Osnir José Melo Basílio.........1633.................4......................7.5...........11.5..........13.0
2º....Manoel O. M. Jr. Sobrinho...1564................3.5....................7.5...........13.5..........11.5
3º....Reinaldo Basílio....................1496.................3......................9.0..........15.0...........8.0
4º....Vitor Diego............................1490.................3......................8.0..........14.0..........10.0
5º....Adriana Nascimento.............1500.................3......................6.0...........9.0...........6.0
6º....João G. M. do Nascimento...1430................2.5....................8.5...........15.0...........7.5
7º....Bruna A. F. Franco................1514..................2......................7.5...........11.5...........6.0
8º....Guilherme Hepp...................1500.................2......................7.0..........10.5............5.0
9º....Bruno Gonsalves de Souza ..1500..................1......................7.0..........13.0............3.0



TABELA CRUZADA
........JOGADOR
...............................................................................................RODADAS
Nº______NOME________________1_________2______3______4______5
----------------------------------------------------------------------------
1........Osnir José Melo Basílio.............5:W..................7:W............2:D...........6:W..........8:D
2........Manoel O. M. Jr. Sobrinho.........6:W..................8:W............1:D............7:L...........3:W
3........Bruna A. F. Franco.....................7:L...................5:W............4:L............9:W..........2:L
4........Adriana Nascimento..................8:L...................9:L.............3:W...........5:W.....BYE:W
5........Bruno Gonsalves de Souza......1:L...................3:L........BYE:W............4:L..........9:L
6........Reinaldo Basílio.........................2:L..............BYE:W...........8:W.............1:L..........7:W
7........Vitor Diego.................................3:W..................1:L.............9:W............2:W.........6:L
8........João G. M. do Nascimento.......4:W..................2:L.............6:L........BYE:W.........1:D
9........Guilherme Hepp........................(Não jogou).........4:W............7:L..............3:L.........5:W

LEGENDA
L: perdeu (Lose)
W: venceu (Win)
-: perdeu de W.O.
+: ganhou de W.O.

EQUIPE DE XADREZ DE IMBITUBA CONQUISTA DUAS MEDALHAS NA OLESC

Clique na foto para ver a galeria
Campeonato em andamento na tarde de domingo dia 17 de outubro

A equipe de Xadrez de Imbituba conquistou duas medalhas na Olimpíada Estudantil Catarinense – OLESC, realizada no município de Tubarão, entre os dias 16 e 23 de outubro.

A OLESC, criada em 2000, é um dos maiores eventos estudantis de Santa Catarina, em que participam estudantes com idade até 18 anos. Este ano, a OLESC teve a participação de 80 municípios e cerca de 3,7 mil atletas, distribuídos em 14 modalidades, sendo o Xadrez uma delas.

O município de Imbituba levou representantes apenas para a modalidade de Xadrez. Apesar disso, saiu da OLESC com duas medalhas individuais: uma de prata, conquistada pelo atleta Pedro Henrique Costa no tabuleiro 4, e outra de bronze, conquistada por Manoel Pereira Neto no tabuleiro 5. São três medalhas (ouro, prata e bronze) para cada tabuleiro.

Além disso, a equipe de Xadrez melhorou sua colocação em relação a sua última participação, que havia sido na OLESC de 2008. Naquele ano, a equipe terminou em 16º lugar sem nenhuma medalha individual conquistada. Desta vez, a equipe de xadrez terminou em 11º lugar e conquistou duas medalhas individuais (prata com Pedro e bronze com Manoel).

Custo Benefício
O Xadrez imbitubense tem se tornado o esporte com o melhor custo benefício para o município de Imbituba.

Isso porque apesar do baixo custo investido, a modalidade já trouxe medalhas importantes para Imbituba. Só neste ano, o Xadrez imbitubense fez história ao conquistar a primeira medalha de um imbitubense nos Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC, e agora ao conquistar duas medalhas individuais na Olimpíada Estudantil Catarinense – OLESC, também inéditas para Imbituba.

Para a presidente da AIMAX (Associação Imbitubense Amigos do Xadrez), associação esta responsável por difundir o Xadrez no município, “essas conquistas serão ainda maiores em um futuro próximo, devido ao apoio extra dado pelo município, em razão da medalha obtida no JASC.”

Galeria de fotos

EQUIPE DE XADREZ CONQUISTA A PRIMEIRA MEDALHA DA HISTÓRIA DE IMBITUBA NOS JASC

Clique na foto para ver a galeria
Delegação imbitubense. Da esquerda para direita; Felipe Guimarães, Manoel P. Neto, Pedro H. Costa, Gabriel Mendes e Fabio R. David. Na foto, só faltou o Diego

O município de Imbituba conquistou, pela primeira vez na história, uma medalha nos Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC, maior evento esportivo do Estado.

O 50º JASC, realizado em Brusque entre os dias 09 e 18 de setembro, abrangeu 25 modalidades e contou com a presença de 86 municípios, representados por mais de 7 mil atletas.

Imbituba mandou para os JASC uma equipe de Xadrez, composta de 6 atletas (Fábio Ricardo David, Pedro H. Costa, Diego Silveira, Felipe T. Guimarães, Gabriel Mendes e Manoel P. Neto), todos eles enxadristas que participam ativamente da Associação Imbitubense Amigos do xadrez – AIMAX.

O município conquistou medalha de bronze na Modalidade Xadrez, pelo 5º tabuleiro (as medalhas são dadas do 1º ao 5º tabuleiro), com o atleta Fábio Ricardo David, freqüentador assíduo da AIMAX.

Fábio espera que “essa medalha, conquistada com muito esforço e dedicação, sirva como sinal para que possamos ter mais apoio em nosso esporte no município.”

O município atualmente apóia o Xadrez com o fornecimento de transporte para a disputa das etapas de Xadrez Rápido, JASC e OLESC, sendo a AIMAX a responsável por difundir o Xadrez imbitubense.

“Estamos precisando de cadeiras, mesas e material enxadrístico, para melhor atender os enxadristas, e acredito que essa com conquista, a prefeitura nos ajudará em prol do nosso fortalecimento”, concluiu a presidente da AIMAX, Maristela da Rosa Guimarães.

No mês de outubro ocorrerá a OLESC – Olimpíada Estudantil Catarinense, e os jovens enxadristas imbitubenses marcarão presença em busca de mais conquistas.

Galeria de fotos

Xarrasco - Braço do Norte

Clique aqui para acessar as partidas e as fotos
Foi realizado no último sábado (17/04), o 1o. Xarrasco (Xadrez com Churrasco), torneio pensado que contou com a presença de jogadores de Imbituba, Braço do Norte, Criciúma e Araranguá.
Com o apoio do Bar do Brecha e organização impecável de nosso amigo Lúcio Teixeira, o evento teve cinco rodadas, realizados nos ritmos de 40 minutos (duas rodadas), e 61 minutos (três rodadas).

O evento contou com a presença dos vários dos melhores jogadores de cada cidade, com destaque especial para Alexandre de Matos (Aranguá) e Evandro Bittencourt (Criciúma), que possuem rating FCX de 2004 e 1906, respectivamente.

A AIMAX Imbituba marcou presença no torneio, com os enxadristas Diego Silveira, Osnir J. M. Basílio, Felipe T. Guimarães e Fábio R. David.

Apesar do alto nível técnico do torneio, a AIMAX conseguiu um honroso e surpreendente segundo lugar na classificação geral, com o enxadrista Diego Silveira, que perdeu apenas para o campeão do torneio (Alexandre Matos) e empatou com o terceiro colocado, vencendo desta forma, as outras partidas. Já os enxadristas Osnir, Felipe e Fábio terminaram o torneio na 14ª, 15ª e 16ª colocação, respectivamente.

Com esse resultado, o enxadrista Diego faturou a medalha de segundo colocado e uma premiação em dinheiro.

Abaixo segue os links das fotos
Fotos Gerais

1º Rodada - Partidas
1º Rodada - Fotos

2º Rodada - fotos

3º Rodada - Fotos

4º Rodada - Partidas
4º Rodada - Fotos

5º Rodada - Fotos