Xadrez nos telejornais


Entrevista concedida ao Jornal da Globo

2ª feira dessa semana (26 de setembro) o Jornal da Globo fez uma matéria da etapa do Campeonato Mundial de Xadrez que acontece no Parque do Ibirapuera.

Além desse, outros telejornais fizeram matérias desse evento. Todo esse material pode ser visto na postagem dedicada ao torneio no site Vida em Miniatura.

Básico do Xadrez

Olá

Para quem quer conhecer o xadrez, ou já conhece mas ainda não sabe o básico, pode visitar o link abaixo:

Básico do xadrez

Obs.: O link acima leva ao site do QueenAlice. Caso ele esteja em inglês, vá em sua página inicial e escolha o idioma português no seletor de linguagem (formado de várias bandeirinhas que fica no lado direito e na parte de cima da home). Após isso, é só voltar nessa postagem e tentar o link acima que o site irá aparecer traduzido.

A mais nova campeã mundial da história


Estou eu aqui novamente postando depois de alguns meses,o que me levou a postar foi um acontecimento que me deixou muito satisfeito,o titulo de campeã mundial a chinesa mais talentosa de todos os tempos.

.Ai vem uma interessante pergunta, por que um brasileiro estaria escrevendo sobre uma chinesa? por que não escrever sobre o xadrez brasileiro?.Muito simples porque o que é bom tem que ser apreciado e eu tenho a felicidade de dizer que eu tenho acompanhado a carrera da jovem Hou Yifan desde de o ultimo mundial, que no qual ela alcançou brilhantemente a final da competição perdendo apenas para a campeã em questão a russa Alexandra Kosteniuk,que de longe não teve o mesmo sucesso esse ano.

.Falando um pouco da competição em si,aconteceu na turkia dos dias 2 a 25 de dezembro,num sistema mata-mata(que não é muito comum no xadrez).com um numero de 64 jogadoras em seis rodadas disputadas em minis matches com jogadoras do mais alto nivel do xadrez feminino mundial,sendo que a competção foi totalmente dominada pelas jogadoras chinesas que com o passar das fases só aumentarão a proporção de chinesas,como por exemplo se ve as finais com 50% de chinesas nas quartas,75% nas semi e 100% na final lógo se ve o poder do xadrez chines feminino tambem contando com a participação de uma surprendente porem forte candidata a WGM Ruan Lufei,na fortissima final,que foi disputa em oito partidas 4 pensadas e 4 rapidas no ti breik.

.Bom e porque eu simplesmente escrevi éssa postagem,porque des do ultimo mundial feminino eu tenho acompanhado éssa brilhante carrera, de não só uma chinesa que se tornou GM aos 14 anos(uma das mais nóvas da história),mais tambem de uma jogaora que aos 16 anos esta cruzando a faixa dos 2600 pontos de rating fide e tambem se torando a mais nóva campeã mundial da história

BALANÇO DE 2009.

O ano de 2009 foi um ano cheio de conquistas para a AIMAX-Imbituba.
Terminamos o ano de 2009 como a segunda maior força do Estado em termos de quantidade de atletas participantes do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido, organizado pela Federação Catarinense de Xadrez, atrás apenas de Lages e a frente de representantes dos maiores pólos enxadrísticos do Estado como Florianópolis, Blumenau e Itajaí.
Mais uma vez, conquistamos resultados expressivos na Divisão Especial, no qual nossos enxadristas terminaram entre os 5 melhores colocados em 8 categorias da Divisão Especial (esta divisão é composta por 14 categorias), com Destaque Especial para Adriana Fernandes Siqueira (sub 10-f), Mariana da Rosa T. Guimarães (sub 18-f), Daniel Freitas De Lima (sub 18-m) e Reinaldo Basílio (adulto), uma vez que foram campeões do Circuito 2009, em suas respectivas categorias.
Além dos enxadristas acima mencionados, não podemos deixar de mencionar o surgimento de novos talentos da AIMAX, que possuem um enorme potencial em seu crescimento, tais como Clara Silva, Dileine Fragnani Américo, Cristiane Medeiros Dias, Lucas João de Souza e Saulo Buzzatti Severo.
Nossa cidade possui um potencial enorme para o esporte/ciência Xadrez, o que pode ser constatado através dos novos talentos acima mencionados. Ademais, desde a mais tenra idade os enxadristas da AIMAX impõem sua força, como aconteceu este ano com o título de campeão da Divisão Escolar, faturado pelo imbitubense Leonardo Satorno (1º Lugar) e acompanhado de perto por seu irmão Rafael Satorno (3ª Lugar).
O surgimento e o crescimento de tais enxadristas possuem contribuição determinante de Olavo Pacheco Sobrinho e Felipe Tavares Guimarães, que são os maiores incentivadores e mentores destes enxadristas.

O ano de 2009 foi marcado também com a participação da AIMAX em torneios pensados, torneios estes que possuem um nível técnico mais alto e que serviu de aprendizado e aprimoramento do nível enxadrístico da AIMAX.
Foram ao todo 4 torneios disputados ao longo de 2009 (2 na Penha, 1 em Curitibanos e 1 em São Bento do Sul), em que os aficcionados Reinaldo Basílio, Osnir J. M. Basílio, Felipe T. Guimarães, Diego Silveira e Pedro Henrique Costa participaram, trazendo na bagagem muita experiência e resultados satisfatórios, com destaque especial para Pedro Henrique Costa, freqüentador assíduo do ponto mais alto do pódio de sua categoria, inclusive nestes torneios pensados, que possuem maior nível técnico.

Já na Divisão Superior (1ª Divisão), onde se encontram os melhores enxadristas do Estado, a AIMAX continua sua marcha de crescimento de seu nível enxadrístico, conseguindo já alguns resultados expressivos, como o 3º lugar de 2009 para Osnir J. M. Basílio (sub 12m) e Dennis Cavalcante Albuquerque (sub 16m), e o título de 2009 (Campeão) de Pedro Henrique Costa (sub 14m).
Todavia, há muito o que se aprimorar, e, com muito estudo e dedicação, os frutos de 2010 serão ainda mais doces que o de 2009.

Neste ano também foi realizado o primeiro torneio organizado pela AIMAX, que serviu para definir o rating da AIMAX, e que servirá de base para a realização dos próximos torneios. Quanto a este assunto e o resultado do primeiro torneio, na próxima postagem.

LIÇÃO GAMBITO STAUTON

bom essa foi uma partida minha contra um velho amigo que apesar de tempos que nos conhecemos há muito tempo mais por coincidÊncias de campeonato a gente nunca havia se encontrado antes em partidas mais agora foi dois coelhos numa cajadada só em dois torneios seguidos que q jogamos uma linha que nós podemos dizer que é especialidade do nosso amigo presidente da federação catarinense
aquele abraço gilson